Quem Somos

Inspirados pela força e beleza da herança africana no Brasil, em suas diferentes manifestações religiosas e culturais, criamos a Oryta, que para nós é a representação de uma encruzilhada.

No idioma Yorùbá, um dos milhares falados na África, principalmente na Nigéria, ORITA - a contração de outras duas palavras, como geralmente ocorre nesse idioma: ori ita - significa ENCRUZILHADA.

Em nossa concepção, a Encruzilhada é o palco onde os caminhos se moldam e tomam uma nova direção.  A letra Y acrescida à  palavra original, Orita, para nós é a materialização de uma encruzilhada reforçando o movimento e o momento de mudança, seja comportamental ou de paradigma. É, ainda, o ponto onde os caminhos se cruzam, se modificam e exigem uma mudança no estado atual.

Um de nossos caminhos, ou missão, como Oryta é divulgar alguns aspectos da cultura africana por meio de releituras de símbolos presentes nos ritos religiosos trazidos pelos vários povos africanos.

Temos o desejo de acolher todas as religiões de matriz africana, em suas várias configurações, que adquirem nas regiões de nosso enorme país um sotaque próprio, assim como as forças da natureza e portanto, adaptáveis a cada local de crença.

Sempre respeitando sua origem milenar.

E por representar uma encruzilhada, nada melhor que Exu, Esù ou Legba, nosso guardião, e um de nossos símbolos, pois é ele que sempre está a frente de tudo, para abrir, receber, proteger, frutificar e fazer crescer.

De acordo com a Iyalorixá do Ilê Axé Opô Afonjá, Maria Stella de Azevedo Santos: “Encruzilhadas são lugares sagrados onde se pede ajuda aos deuses para que tenhamos critérios nas escolhas feitas, a fim de não nos perdermos no caminho. São também nesses locais que pessoas que possuem o devido preparo espiritual, com muita responsabilidade e respeito, realizam rituais cuja finalidade é despachar, no sentido de expulsar, as energias negativas, que o sagrado consegue transmutar em energias positivas, para depois serem devolvidas aos homens, já livre de todas as impurezas. Pois as encruzilhadas são lugares, e momentos, de reflexão para escolha do caminho a seguir, mas também são lugares naturais para que possamos nos desvencilhar das negatividades por nós criadas ou em nós respingadas.”

Pague com
  • PayPal
Selos
  • Site Seguro

Oryta Comercio de Arte e Cultura LTDA ME - CNPJ: 21.271.302/0001-74 © Todos os direitos reservados. 2017